0
0
0
s2sdefault
Movimentos Sociais mobilizam comunidade de Jucás e Cariús, entorno de obra da adutora do Açude Muquém

Na terça-feira, 07/06, no Polo de Lazer Cely Correia, o Fórum Microrregional pela Vida no Semiárido-Iguatu, FMVSA, reuniu entidades sociais e governamentais e populares para debater uma solução para que a obra da adutora do Açude Muquém seja retomada para que seja logo concluída e garanta o abastecimento d’água dos municípios de Jucás e Cariús.

O descaso com a obra é notório e acontece desde 2013 e esta avaliada em 9 milhões de reais e o município de Cariús responsável pela a mesma já recebeu 50% dos recursos da mesma.

O superintendente da Fundação Nacional de Saúde, Funasa, Leonildo Peixoto, esteve participando do evento a convite do FMVSA e da Comissão Municipal da Gestão de Convivência com o Semiárido, CMGCS, explicou todos os detalhes fiscais da obra, custos, quantidades de parcelas liberadas e destacou que a obra já estava no processo de ser embragada pelo governo Federal por conta do prazo esta vencido desde o dia sete de maio. Leonildo afirmou que já fez o encaminhamento para que a obra não fosse parada e solicitou ao prefeito de Cariús que fosse a Funasa com urgência oficializar o pedido de novo prazo [prestar contas] para que uma nova parcela do recurso fosse liberada.

“Fiz o pedido para que a prefeitura de Cariús possa agilizar a regularização dos problemas para que a obra seja retomada em breve e também para que a união não perdesse mais de 4 milhões investidos em uma politica publica tão importante no cotidiano das pessoas dos municípios de Cariús e Jucás”, disse Leonildo.

Movimentos Sociais mobilizam comunidade de Jucás e Cariús, entorno de obra da adutora do Açude Muquém
Fórum Microrregional promoveu o momento para ajudar no desenvolvimento da política pública de abastecimento d'água

Sem vereadores

O evento não contou com a presença de nenhum dos vereadores dos dois municípios, a prefeitura de Cariús também não tinha ninguém e o superintendente da Funasa disse que só começaria a falar com a presença de alguém de lá “Só vou começar a falar se tiver alguém da administração de Cariús, já que o convênio é fechado com ela e é dela que deve ser cobrado”. Depois de alguns minutos chegou o secretario de agricultura, Antônio de Ancelmo.

Resultado politico alcançado pelos movimentos sociais

Na manhã de hoje, 09/06, o membro da CMGCS, Ernaldo de Carvalho, nos repassou a informação que o Leonildo Peixoto, garantiu que a obra vai recomeçar e que já estaria adiantado os tramites legais para liberação dos recursos.

Escrito com informação do site do Elo Amigo - veja galeria e fotos do evento

0
0
0
s2sdefault